domingo, 3 de junho de 2012

FESTIVAL DE CALDOS

CALDO DE MANDIOQUINHA    (BATATA BAROA)





INGREDIENTES:                                                                     
700 gm de mandioquinha
1 litro de agua
Bacon ou linguiça calabreza, picadinhos  (opcional)
Creme de leite  (opcional)  200 gm
                                                                                       
MODO DE PREPARO:
Raspe as cascas das mandioquinhas, pique-as e leve para cozinhar em 1 litro de agua com um pouco de sal. Após cozidas,  é bem rápido,  passe-tudo pelo liquidificador ou use um mixer na propria panela, se usar o liquidificador faça-o em duas vezes, tomando muito cuidado, principalmente se a agua ainda estiver quente. A parte, refogue na panela, alho em um pouco de manteiga ou margarina, se quiser coloque bacon ou linguiça calabresa defumada, picadinhos, veja bem o bacon ou a linguiça são opcionais.  Coloque a mandioquinha batida reservada, acerte os temperos provando o sal, acrescente nos moscada ralada, mexa bem, veja se está na consistenia ideal e se quiser acrescente um frasco de creme de leite de 200 g, mexer bem e saborear,  e   que  sabor!!!!!


                                                     CALDO VERDE



INGREDIENTES:
600 gm de batatas (quanto mais batata mais grosso fica o caldo)
1 cebola, alho
Agua
 O quanto baste de Linguiça calabresa ou portuguesa, cortada em pedaçinhos, bacon se quiser
1 caldo de legumes
O quanto baste de couve, cortada fininha.

MODO DE PREPARO:
Em 1 litro e meio +- de agua, cozinhe as batatas, previamente descascadas e cortadas em pedaços. *Atenção: não jogue a agua do cozimento fora*. Após cozidas, amasse-as, uma a uma com um garfo ou bata no liquidificador com um pouco da agua do cozimento.  Numa panela a parte, refogue o alho e a cebola picadinha, acrescente a linguiça previamente cortada em pedacinhos. Junte as batatas amassadas juntamente com toda a agua em que foram cozidas, adicione o caldo de legumes e deixe ferver para dar uma apurada. Acerte o sal. Na hora de servir, com o caldo bem quentinho, jogue a couve e mexa. Muuuuito bom, principalmente nos dias frios.


                                  CALDO DE MANDIOCA





INGREDIENTES:
500 gm de mandioca, descascada e cortada em pedaços
1 litro de agua (+- depende da consistencia desejada)
Alho, azeite, cheiro verde, nos moscada
Bacon em pedaçinhos                              
Linguiça calabresa, em pedaçinhos (opcional)

                                                                                          
           
Se for do seu agrado, a calabresa, pode ser substituída por carne seca,cozida e desfiada.

Se quiser mais quantidade, aumente a mandioca e a agua, aliás o tanto de água pode variar de acordo com sua preferencia, caldo mais consistente coloque menos agua, caldo mais fino coloque mais agua.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe 500 gm de mandioca, descascada e cortada em pedaços, em 1 litro de agua. Após cozidas, tire o cordãozinho que fica no meio delas e bata tudo no liquidificador (mandioca com a agua que foi cozida). Despeje numa panela e  verifique então a consistencia. Se vc achar que está muito grossa, afina o caldo colocando mais água. Leve ao fogo para ferver, enquanto isso, numa frigideira refogue azeite com alho, depois coloque um pouco de bacon picadinho e se quiser linguiça calabresa também picadinha. Refogue e coloque na panela do caldo que deverá estar fervendo.  Adicione nós moscada,  acerte o sal. Após ferver um pouco, no fogo baixo, coloque salsinha, desligue o fogo e aí  só alegria.......

Se quiser, salpique couve cortada bem fininha.


                                 CALDO DE LEGUMES




 INGREDIENTES:                                                                                       
500 gm de músculo
Legumes variados, lavados, descascados e picados,  um pouco de cada.  Sugestão:  cenoura, abobrinha, xuxu, beringela, vagem, tomate, alho poró, cebola  e  no final salsinha.  Não tem uma quantidade exata, ponha um pouco de cada, depende  do que voce tem em casa.


 Pique o musculo, cubra com agua e cozinhe, na panela de pressão, por mais ou menos 1 hora. Ele deve ficar bem molinho. Não jogue a agua, reserve-a. Tire o musculo dela e com dois garfos desfie , ele estando bem molinho desfia facilmente. Reserve. Na agua do cozimento do musculo, coloque os legumes, descascados e picados, menos a salsinha.  A agua deve cobrir os legumes, se a agua da carne não for suficiente pra cobri-los, complete. A consistencia do caldo dependerá da quantidade de agua, se quiser um caldo mais grosso ponha menas agua e vice versa. Ponha um pouco de sal e cozinhe-os. Assim que cozidos, bata no liquidificador, volte pra panela e misture o musculo reservado, deixe ficar na consistencia desejada, acerte o tempero, coloque a salsa picadinha e mexa bem.


                                       CALDO DE FEIJÃO                                        

                    
 
INGREDIENTES:
1/2 kg de feijão  (essa quantidade é uma sugestão, se quiser faça maior quantidade)
150 gm de paio ou linguiça calabresa, cortado em pedacinhos
150 gm de bacon picado
Sal, pimenta do reino, louro, alho, salsinha


MODO DE PREPARO:
Todo grão deve ficar de molho de um dia pro outro, desprezar a agua do molho, colocar outra pra cozinhá-lo. Coloque o feijão na panela de pressão, cuba-o com agua, , coloque a folha de louro e cozinhe por 30 min.  Bata no liquidificador,  passe por uma peneira e volte pra panela,  levando ao fogo em chama baixa. Numa frigideira, coloque um pouco de oleo ou azeite, refogue o alho, doure o bacon, a linguiça e incorpore ao caldo. Acerte o sal, verifique a consistencia, se tiver muito grosso ponha um pouco de agua fervendo,  deixe ferver um pouco para apurar e no final coloque salsinha picada.
Sirva com torrada ou fatias de pão, se quiser torresminho.

O    CALDO DE ERVILHA E LENTILHA,  são feitos quase do mesmo modo que o de feijão, digo quase porque a ervilha não precisa ser passada pela peneira e ambos poderão ser cozidos numa panela sem pressão, mas devem ser deixados de molho de um dia pro outro também.                                


                                                      Caldo de ervilha
                                     

                                                      Caldo de lentilha   



sábado, 2 de junho de 2012

SAGU


                                                            
DE VINHO  (Receita I)
INGREDIENTES
250 g de sagu
6 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de vinho tinto
1 xícaras (chá) de açúcar
 
MODO DE PREPARO:
Coloque o sagu nas 6 xicaras de chá de agua e deixe de molho durante 2 horas. Acrescente  o vinho e o açúcar e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até que o sagu fique transparente. Coloque num pirex, deixe esfriar e ponha na geladeira para servir gelado.



















DE VINHO     (Receita II)     LIGHT

INGREDIENTES:
1 litro de água
1 xícara de chá de sagu
½ xícara de chá de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão                   
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de canela em pó
1 xícara de chá de vinho tinto

MODO DE PREPARO:
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e misture o sagu. Deixe-o de molho por uma hora. Acrescente o adoçante, o cravo e a canela. Volte a panela ao fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Adicione o vinho e deixe mais 5 minutinhos. Retire do fogo, coloque num pirex, deixe esfriar  e leve para gelar.













SAGU DE CREME COM FRUTAS - RECEITA III


INGREDIENTES:

1 xicara de chá de sagu
1 litro de agua
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco

OPCIONAL: Frutas a seu gosto picadinhas. como por ex: morangos, amora, manga, abacaxí, kiwi etc.

MODO DE PREPARO:
Levar o sagu ao fogo com 1 litro de agua e ferver até ficar transparente, deixe esfriar. Passar rapidamente por uma peneira  pra sair o excesso de agua, preservando as bolinhas, coisa rápida só pra tirar um poco do liquido excessivo. Colocar o leite  condensado e o leite de coco e misturar tudo muito bem.Por na travessa em que será servido e adicionar as frutas picadinhas, se quiser. Levar para gelar antes de servir.