domingo, 25 de setembro de 2011

ESFIHAS

                                 


                                      ESFIHA I


ABERTA  E  FECHADA  -  50 unidades  -   Rec.de Alvaro Rodrigues


RECHEIO
500 gm de carne moída 2 x (patinho de pref.)
1 cebola grande picada
2 tomates c/p e s/ sementes, picados
Suco de um limão grande (ele não deixa a carne desidratar e encolher)
Pimenta síria  (se não tiver, faça:  misture a mesma quantidade de pim.do reino, cravo moído e canela em pó)
Sal,  cheiro verde
100 gm de pinolis na hora da montagem  (opcional)
Misture muito bem todos os ingredientes menos os pinolis. A carne juntará água, então após ficar 30 minutos no tempero, coloque numa peneira p/ escorrer.

VARIAÇÕES
--Escarola:  idem acima, substituindo a carne por escarola crua, picada, também escorrer.
-- Ricota:     500 gm de ricota passada pela peneira, 200 gm de requeijão de caixinha, mexe, por sal, pimenta e pimenta síria.



                   
M A S S A

Numa tijela por 30 gm de fermento p/pão (fresco melhor, dentro de um vidro, na geladeira, dura 20 dias), 1 colher sopa de açúcar, vai mexendo, amassando com a colher, até liquidificar. Por 1 1/2  copo de requeijão de água (temperatura ambiente) ou 375 ml, mexer (não por água morna porque começa a fermentação e não dá tempo de enrolar todas esfihas, por a morna somente se estiver no tempo Frio), 1 copo (req.) de oleo  (de pref.de milho ou similar), 1 colher sopa rasa de sal, mexer.
Aos poucos e misturando devagar colocar 700 gm de farinha de trigo, de boa qualidade, deixe um pouco pra usar na hora de sovar a massa. Por a massa na mesa e sovar. Dividir em 50 bolinhas, boleá-las   começando da primeira que fez.  ESFIHAS FECHADAS:  Novamente, começando pela primeira, fazer as esfihas, abrir com o rolo (de 10 em 10) por o recheio, o pinolis e fechar unindo as 3 pontas, apertando bem ou sobrepondo e transpassando.  Esperar crescer. Não untar.
Se estiver sozinha para fazer as esfihas, faça uma receita por vez.
Se quiser congelar, faça-o com a massa crua, antes de crescer,(validade 3 meses) descongele, espere crescer e asse (ou congele pronta, validade de 3 meses também).

Com esta massa pode-se fazer também pães, inclusive recheados





ESFIHAS ABERTAS:            somente assar em forno eletrico a 300 graus. Se não tiver forno eletrico fazer somente as esfihas fechadas

Misture, em partes iguais, fubá e farinha de trigo, passe as bolinhas nesta mistura, põe na assadeira e com os dedos cave o meio, deixando as beiradas + altas, põe o recheio (carne ou ricota) aperta um pouco. Leve ao forno elétrico a 300 graus, em baixo médio, durante 5 minutos . 



                                                      ESFIHA II


MASSA:
Dissolver 50 gm de fermento pra pão em um copo de agua morna. Acrescentar 1/2 copo de oleo, sal e vai pondo, aos poucos, farinha de trigo até o ponto. Sovar. Deixe descansar.
Enquanto isso prepare o recheio.

RECHEIO:
1/2 quilo de carne moída
3 tomates
sal a gosto, 1 cebola picada
1/2 copo de oleo, 1 limão.
Misture tudo.

Fazer as esfihas, rechear e assar em forma untada.


                                              ESFIHA III

Numa travessa colocar:
1 colher sobremesa rasa de açúcar, outra de sal
100 gm fermento de pão
Amasse com um garfo até formar um creme. Acrescente 1 copo de agua morna, 1 copo de leite morno, 1 copo de oleo (copo tipo requeijão antigo) e farinha de trigo, aos poucos, mexendo com a ponta dos dedos até o ponto. Sovar. Fazer as esfihas e levar para assar em forma untada.


BOMBAS E OU CAROLINAS


Conhecidas como:   Profiteroles (França), Carolinas  Brasil), são as menores, uma bolinha.
Ecler (França) ou Bombas (Brasil), é a mais comprida, como mostram as figuras.
A massa é a mesma pra ambas.

INGREDIENTES:
1 xicara de chá de água
1 pitada de sal
2 colh.sopa de manteiga ou margarina sem sal
1 xic chá de farinha de trigo
4 ovos



                                                 

PREPARO:
Levar ao fogo a agua, pitadinha de sal, manteiga e deixar ferver . Jogar a farinha e mexer energicamente com uma colher de pau, até  formar uma bola compacta que desgrude do fundo da panela. Desligar o fogo, aguardar 1 minuto e jogar os ovos um a um, mexendo energicamente a cada adição , até formar novamente uma massa grossa e homogenea. Se o homem da  casa estiver de férias (ahahah) pedir a ele que mexa energicamente  a massa.  Por, às colheradas, numa assadeira untada e levar para assar. Após assadas, cortar ao meio e rechear a gosto,pode também ser recheada com o bico de confeitar, com doce de leite ou creme tipo creme de confeiteiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SALAME DE CHOCOLATE


SALAME  DE  CHOCOLATE

INGREDIENTES:
500gm de biscoito tipo maizena
1 lata de leite condensado
2 xic cha de chocolate em pó
2 colh.sopa de conhaque
1 1/2 xic de chá de manteiga derretida
1 xic de chá de amendoas inteiras sem pele e levemente torradas
1/2 xic de chá de uvas passas hidratadas em 3 colheres sopa de conhaque por 10 minutos
                                                                       
COBERTURA:                                          
1/2 xic de chá de chocolate em pó
4 colheres sopa manteiga derretida

PREPARO:
Quebre, com as mãos, grosseiramente, o biscoito tipo maizena, coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o conhaque, a manteiga derretida, as amendoas, as uvas passas e misture tudo muito bem, formando uma massa. Coloque esta massa sobre um pedaço de plastico, enrole, modelando e dando o  formato de um salame. Amarre nas laterais. Leve ao freezer por cerca de 2 hs.
Para a cobertura, misture o chocolate em pó com a manteiga derretida, misturando bem, sem levar ao fogo, formando uma pasta.  Retire o salame do freezer e cubra com esta mistura. Leve a geladeira para secar. Para servir, retire 10 min. antes.  Para corta-lo molhe a faca na agua quente e seque.

Rende mais ou menos 3 salames de 500 gm.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CALDA DE CHOCOLATE P/PICOLÉS OU CASQUINHA


CALDA DE CHOCOLATE P/ PICOLÉS  OU  CASQUINHA

300 gm de chocolate ao leite amargo
300 gm de chocolate ao leite
400 gm de gordura de coco ou comum hidrogenada
Derreter os chocolates e a gordura (juntos) em banho-maria, mexer bem.
Banhar os picolés nesta calda, aguardar secar e embalar. Nas casquinhas somente jogar por cima.
Existe nas boas casas do ramo embalagens proprias p/picolés.






BANANAS

                                  
BANANAS

Para as bananas terem maior durabilidade, faça o seguinte:

Ao comprá-las, corte-as na metade do cabo +-, como na foto



Elas ficarão assim
                                       

Uso este metodo nas bananas pratas (dica do feirante), não sei se pros outros tipos de bananas funcionam, não custa tentar.                                          


                                                                                                 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MAÇÃS INSTANTÂNEAS





INGREDIENTES:
6 maçãs, sem miolo e descascadas
2 paus de canelas
1 caixa de gelatina sabor morango,  pode ser light
2 copos de agua quente para dissolver a gelatina
1 xic chá de açúcar ou adoçante

PREPARO:
Coloque as maçãs no fundo da panela de pressão, em pé, arrumadinhas uma do lado da outra. Coloque por cima o açúcar ou adoçante. Em cima coloque a gelatina dissolvida na agua quente, regando todas as maçãs, 2 paus de canelas no meio. Feche a panela de pressão e deixe 8 horas. Por no fogo, quando a panela começar chiar, deixe 1 minuto e meio e desliga. Abrir somente quando tiver completamente fria, no mínimo 4 horas. Pegue as maçãs, uma a uma, com uma escumadeira, com muito cuidado, coloque numa travessa e regue todas elas com o caldo. Leve a geladeira e espere gelar bem para comer
.
PODE SER FEITO COM PERAS (fotos abaixo) NESTE CASO USE GELATINA DA COR
VERDE.



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

COCADA COM LEITE CONDENSADO


Receita de Luzinete Veiga

500 gm de açúcar
1 copo americano de agua    ou suco do sabor da cocada
1 colher sopa de glucose (conservante, dura 15 dias)
Misturar e levar ao fogo, não mexer mais, deixe +- 20 minutos. Dar o ponto de calda grossa (+- na espessura da glucose). Ainda no fogo por 1 quilo de coco fresco ralado em filetes  (compra-se na loja de artigos p/festas  -   congelado). Mexer. Vai amolecer, pois o coco solta agua  e   vai  engrossar novamente. Quando engrossar , +- 10 minutos, por uma lata de leite condensado, misturar e deixar secar um pouco, solta da panela.

  Jogue no mármore e vai batendo e mexendo para esfriar. Nesta hora, se quiser, por pedaços de frutas, ex. nozes moídas, abacaxí (este deve ser cozido com 1 xic cha de açúcar),etc..   Fazer as cocadas, com a ajuda de duas colheres e por nas forminhas.  Com o tempo ela vai secando. Dura 15 dias.

 

QUINDIM DE IAIA


Receita de Alvaro Rodrigues

40 a 50 unidades  

650 gm de coco ralado fresco, 1 quilo de açúcar refinado, misturar tudo com as mãos e  amassar 5 minutos, ficará uma massa. Por 125 gm de manteiga s/s, derretida e morna , misturar e deixar descansar 2 horas no mínimo, na geladeira, ou uma noite. Por 36 gemas, passadas pela peneira, sem raspar a colher no fundo da mesma e misturar tudo.  A forma propria para quindim é arredondada em baixo (4 cm de diametro) e um pouco + alta que a de empada.  Untar a forminha com glucose (dá brilho-aquecer a glucose com um pouquinho de agua para amolecer), deixar um pouquinho no fundo . Se não tiver glucose faze-lo com margarina sem sal e salpicar açúcar, deixando um pouco no fundo. Por a massa do quindim. Assar em banho-maria (por agua fervendo) durante 30 a 40 minutos a 180 graus. Desenforme morno, rodando a palma da mão em cima e virando na forminha de papel .Dura de 2 a 3 dias.

Se quiser desenformar aos poucos, guarde em geladeira, dentro das forminhas em que assou, em saco plastico. Quando  desenformar por numa bandeja com agua quente e fazer o que foi dito acima. Se a sua forminha for um pouco menor que o quindim, molde-as com os dedos e deixe do tamanho do quindim.  Igualzinho os da doceria......e mais gostoso.

A princípio parece difícil, mas, na realidade não é. Faça!  vc não vai se arrepender.

sábado, 3 de setembro de 2011

TORTA DE MARACUJÁ E CHOCOLATE


Receita de Álvaro Rodrigues

MASSA:
200 gm de bolachas maizena  -  100 gm de margarina
Passe as bolachas no liquidificador, misture com a margarina, se quiser  coloque raspas de limão, baunilha ou canela. Por numa forma de fundo removível, apertando bem, assar 5 minutos a 200 graus.

RECHEIO:
1 lata de leitecondensado
1 1/2 lata de suco concentrado de maracujá
1 gelatina incolor s/sabor (12gm) hidratada em meia xicara de agua
3 claras em neve
1 xicara de chá de chocolate meio amargo ou ao leite picadinho


PREPARO:
Bata as claras em neve e reserve.
Misture o suco, leite condensado, gelatina derretida, mexe e misture as claras. Por um pouco de recheio em cima da massa, um pouco do chocolate picado, o restante do recheio e o resto do chocolate picado. Por para endurecer no freezer. 
Se for congelar faça-o neste ponto e ponha a cobertura quando descongelar.
COBERTURA:  Após ter ficado durinho e firme vamos por a cobertura:  150 gm de chocolate branco picado e derretido, 1 lata de creme de leite c/soro, misture, cubra e enfeite a gosto, pode ser com chantilim e chocolate ao leite picado.

Se preferir ao inves deste creme, cubra com a calda do maracujá e chocolate.





sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TORTA HOLANDESA


INGREDIENTES:


Massa:
1 pacote de bolachas, tipo Maria
100 gm de manteiga ou margarina

Recheio:
200 gm de cream cheese
200 gm de chocolate branco
1 lata de creme de leite
1 colher chá de baunilha
2 colheres sopa de açúcar
2 colheres chá de gelatina incolor
2 claras em neve

Montagem:
Bolachas tipo Calipso
100 gm de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite (opcional)


MODO DE PREPARO:

Triture as bolachas tipo Maria no liquidificador ou processador. Derreta a manteiga por 1 minuto no microondas e misture à farofa de bolachas. Com esta misttura, forre o fundo de uma forma de aro removível, pequena ou média, apertando bem, leve a geladeira.

Derreta o chocolate em banho- maria ou microondas, reserve. Bata em batedeira o cream cheese com o açúcar até ficar bem cremoso, acrescente o chocolate derretido reservado, o creme de leite e a baunilha. Misture um pouco de água à gelatina incolor e leve ao micro 20 a 30 seg. sem deixar ferver, apenas para derrete-la e misture ao creme da torta. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme.
Pegue a forma da massa que está na geladeira, por as bolachas Calipso de pé, na borda da forma, em toda a volta e espalhe o recheio, leve a geladeira por, no mínimo 6 horas, para firmar o creme do recheio. Enfeite com raspas de chocolate OU então se  quiser que fique igual as das docerias cubra com o creme: derreta o chocolate meio amargo no micro, PM, e misture a meia lata de creme de leite. Despeje sobre a torta, formando uma cobertura ao invés das raspas de chocolate.

OBS. :  O ideal é colocar as bolachas Calipso na forma antes de se preparar o fundo da torta. Para isto, precisa-sem um pouco mais de cuidado e prática para apertar a farofa de bolachas no fundo sem quebrar as bolachas calipso, desta maneira fica mais bonita. Vale a pena tentar.