FESTIVAL DE CALDOS



CALDO DE MANDIOQUINHA  (BATATA BAROA)

INGREDIENTES:                                                                     
700 gm de mandioquinha
1 litro de agua
Bacon ou linguiça calabreza, picadinhos  (opcional)
Creme de leite  (opcional)  200 gm
                                                                                       
MODO DE PREPARO:
Raspe as cascas das mandioquinhas, pique-as e leve para cozinhar em 1 litro de agua com um pouco de sal. Após cozidas,  é bem rápido,  passe-tudo pelo liquidificador , faça-o em duas vezes, tomando muito cuidado, principalmente se a agua ainda estiver quente. A parte, refogue na panela, alho em um pouco de manteiga ou margarina, se quiser coloque bacon ou linguiça calabresa defumada, picadinhos, veja bem o bacon ou a linguiça são opcionais.  Coloque a mandioquinha batida reservada, acerte os temperos provando o sal, acrescente nos moscada ralada, mexa bem e acrescente um frasco de creme de leite, 200 gm, mexendo bem.   É só saborear,  e   que  sabor!!!!!





CALDO   VERDE

INGREDIENTES:
600 gm de batatas (quanto mais batata mais grosso fica o caldo)
1 cebola, alho
Agua
 O quanto baste de Linguiça calabresa ou portuguesa, cortada em pedaçinhos, bacon se quiser
1 caldo de legumes
O quanto baste de couve, cortada fininha.

MODO DE PREPARO:
Em1 litro e meio +- de agua, cozinhe as batatas, previamente descascadas e cortadas em pedaços. *Atenção: não jogue a agua do cozimento fora*. Após cozidas, amasse-as, uma a uma com um garfo ou bata no liquidificador com um pouco da agua do cozimento.  Numa panela a parte, refogue o alho e a cebola picadinha, acrescente a linguiça previamente cortada em pedacinhos. Junte as batatas amassadas juntamente com toda a agua em que foram cozidas, adicione o caldo de legumes e deixe ferver para dar uma apurada. Acerte o sal. Na hora de servir, com o caldo bem quentinho, jogue a couve e mexa. Muuuuito bom, principalmente nos dias frios.


                                   CALDO  DE  MANDIOCA











INGREDIENTES:
500 gm de mandioca, descascada e cortada em pedaços
1 litro de agua (+- depende da consistencia desejada)
Alho, azeite, cheiro verde, nos moscada
Bacon em pedaçinhos                              
Linguiça calabresa, em pedaçinhos (opcional)

                                                                                          
           
Se for do seu agrado, a calabresa, pode ser substituída por carne seca,cozida e desfiada.

Se quiser mais quantidade, aumente a mandioca e a agua, aliás o tanto de água pode variar de acordo com sua preferencia, caldo mais consistente coloque menos agua, caldo mais fino coloque mais agua.

Cozinhe 500 gm de mandioca, descascada e cortada em pedaços, em 1 litro de agua. Após cozidas, tire o cordãozinho que fica no meio dela e bata tudo no liquidificador (mandioca com a agua que foi cozida). Despeje numa panela e  verifique então a consistencia. Se vc achar que está muito grossa, afina o caldo colocando mais água. Leve ao fogo para ferver, enquanto isso, numa frigideira refogue azeite com alho, depois coloque um pouco de bacon picadinho e se quiser linguiça calabresa também picadinha. Refogue e coloque na panela do caldo que deverá estar fervendo.  Adicione cheiro verde, nós moscada,  acerte o sal. Após ferver um pouco, no fogo baixo, desligue o fogo e aí  só alegria.......

Se preferir, salpique couve cortada bem fininha.





CALDO  DE LEGUMES 




 INGREDIENTES:                                                                                       
500 gm de músculo
Legumes variados, lavados, descascados e picados,  um pouco de cada.  Sugestão:  cenoura, abobrinha, xuxu, beringela, vagem, tomate, alho poró, cebola  e  no final salsinha.  Não tem uma quantidade exata, ponha um pouco de cada, depende  do que voce tem em casa.


 Pique o musculo, cubra com agua e cozinhe, na panela de pressão, por mais ou menos 1 hora. Ele deve ficar bem molinho. Não jogue a agua, reserve-a. Tire o musculo dela e com dois garfos desfie , ele estando bem molinho desfia facilmente. Na agua do cozimento do musculo, coloque os legumes, descascados e picados, menos a salsinha.  A agua deve cobrir os legumes, se a agua da carne não for suficiente pra cobri-los, complete. A consistencia do caldo dependerá da quantidade de agua, se quiser um caldo mais grosso ponha menas agua e vice versa. Ponha um pouco de sal e cozinhe-os. Assim que cozidos, bata no liquidificador, volte pra panela e misture o musculo, mexa bem.


 Uma outra opção é vc bater no liquidificador apenas uma parte dos legumes e a outra amassar com um garfo, ou se preferir, corte-os em pedaços menores e não bata, sendo assim será uma sopa. O verdadeiro caldo deve mesmo ser batido no liquidificador.   Agora vamos tempera-lo.  Depois de misturar o caldo com o musculo, leve para ferver.  Enquanto ferve, dando uma apurada,  numa frigideira coloque um pouco de oleo, alho e refogue, assim que dourar jogue no caldo fervendo, acerte o sal, coloque salsinha picadinha.  Só alegria, pois é delicioso.........




CALDO  DE  FEIJÃO
                    
 
INGREDIENTES:
1/2 kg de feijão, pode ser o preto ou não  (essa quantidade é uma sugestão, se quiser faça maior quantidade)
150 gm de paio ou linguiça calabresa, cortado em pedacinhos
150 gm de bacon picado
Sal, pimenta do reino, louro, alho, salsinha


MODO DE PREPARO:
Coloque o feijão na panela de pressão, cuba-o com agua, mais um pouco de agua, coloque a folha de louro e cozinhe, se ficou de molho, por 30 min,, se não ficou de molho, por 50 min.
Bata-o no liquidificador,  passe por uma peneira e volte pra panela,  levando ao fogo em chama baixa. Numa frigideira, coloque um pouco de oleo ou azeite, refogue o alho, doure o bacon, a linguiça e incorpore ao caldo, acerte o sal, verifique a consistencia, se tiver muito grosso ponha um pouco de agua fervendo, coloque um pouco de pimenta do reino, deixe ferver um pouco para apurar e no final coloque salsinha picada.
Sirva com torrada ou fatias de pão, se quiser torresminho


DO MESMO MODO PODERÁ SER FEITO O CALDO DE ERVILHA E LENTILHA.
                                   A ervilha não é necessario passar pela peneira.


 ERVILHA






LENTILHA

      










Comentários