quarta-feira, 4 de abril de 2012

DIFERENÇA : "RISOTO E ARROZ DE FORNO"



Muitas pessoas confundem risoto com arroz de forno, mas são dois pratos distintos. No arroz de forno,  mistura-se os ingredientes após cozido e depois leva-se ao forno, o risoto por sua vez é cozido juntamente com os ingredientes, aos poucos e com adição de agua, aos poucos também.  Ele fica bem umido, como uma sopa seca, que aliás é a origem do seu nome. Risoto, em italiano, quer dizer ''sopa seca''  Um prato de origem italiana. Na receita tradicional não pode faltar um pouco de oleo e manteiga, cebola picadinha,  arroz sem lavar, uma dose de álcool (pode ser vinho branco ou uísque) e um bom caldo de carne.

                                             Qual é o arroz ideal para um risoto??

O arbório, o carnaroli e o vialone nano  são os ideais para se fazer um risoto.
 A principal diferença entre eles está no tempo de cozimento e na capacidade de absorção da água. O arroz arbório tem a cocção mais rápida, isto é cozinha mais rapidamente, por isso é mais fácil passar do ponto, o carnaroli demora um pouco mais que o arborio  mas não tanto quanto o vialone nano, por isso são mais fáceis controlar o ponto.
É possível fazer um excelente risoto com o nosso arroz, o arroz agulhinha, o arroz brasileiro. Apesar dele não ter tanto amido quanto o italiano ele segura muito bem o ponto.
O risoto, feito com o arroz italiano, não é  de consumo popular devido ao preço alto. O brasileiro também não se acostumou com o fato do risotto ser o prato principal, de não ser necessariamente acompanhado por algum tipo de proteína".

 


      




2 comentários:

  1. Parece baboseira,mas, não é mesmo.Sou cozinheiro e sei da importância de se fazer a diferenciação.Obrigadoooo.

    ResponderExcluir
  2. Risoto vem de "risotto", em italiano, que quer dizer "arroz (riso) cozido com diversos temperos".

    ResponderExcluir