quarta-feira, 17 de abril de 2013

CAPONATA DE BERINJELA



Colaboração de  Alessandra Migliorini Divell

INGREDIENTES:
2 berinjelas grandes com casca, cortadas em pedaços, grosseiramente
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xic chá de azeite de oliva novamente
1 colher chá de oregano, cheia
sal a gosto
1 cebola media picada
2 dentes de alhos, amassado
1 mão cheia de azeitonas picadas
1 colher sopa rasa de oregano
1/2 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher sopa de vinagre
1 pitada de pimenta do reino
4 tomates sem sementes cortados grosseiramente,  opcional
1/2 xicara de  Pimentão verde picado, idem pimentão amarelo  e idem pimentão vermelho, alcaparras (opcional), nozes ou outra castanha, uvas passas(opcional).

MODO DE FAZER:
Assim que cortar as berinjelas coloca-las numa tijela com uma colher de sopa rasa de sal, tapar   e deixar repousando por +- uma hora para soltar a agua, depois jogar a agua e deixar por  mais uma hora. Agora jogar definitivamente a agua, espremer bem a berinjela (aos poucos) e reservar numa vasilha. Numa frigideira grande colocar as 2 colh.sopa de azeite, o alho e dourar, colocar as berinjelas a cebola, os 3 tipos de pimentões mexendo bem e cozinhar por 5 minutos. Por 1/2 xic do azeite de oliva, azeitonas verdes, oregano, pimenta calabresa, vinagre, pimenta do reino e o sal.
Deixar no fogo, mexendo mais um pouco até terminar de cozinhar, por uns 10 minutos e ficar no ponto de sua preferencia, mais mole ou mais durinho.  Desligar o fogo e colocar as uvas passas (se quiser) e 2 colheres de sopa de nozes picadas, mexer bem  e se deliciar. Bom fazer para comer no dia seguinte, por na geladeira para ir pegando gosto.                          PASSO  A  PASSO






Nenhum comentário:

Postar um comentário