BOLINHO DE FEIJOADA


Aqui vão duas receitas do bolinho de feijoada. 
A primeira é o " bolinho de feijoada expresso" um pouco mais rápido e fácil.

                             BOLINHO DE FEIJOADA EXPRESSO

INGREDIENTES:
1 xic e meia de feijão preto, com o respectivo caldo (comprado pronto ou de uma feijoada)
 sal, 1 dente de alho
3 colheres de sopa de farinha de mandioca
1 colher de sopa de polvilho azedo
Bacon, cortados em cubinhos
O quanto baste de couve

MODO DE PREPARO:
Bater no liquidificador o feijão com o caldo e sal, ficará um creme. Refogar este creme num pouco de azeite e alho, colocar a farinha de mandioca, sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela. Tirar do fogo e deixar esfriar, aí então misturar 1 colher de sopa de polvilho azedo, trabalhar bem a massa pra ficar firme, sem grudar nas mãos. Reservar.
Refogar numa frigideira grande o bacon em cubinhos, colocar a couve e misturar tudo mt bem, a couve não deve ficar mole e nem juntar agua, apenas levar um susto.
Pegar uma bolinha de massa, achatar na mão, colocar um pouco de couve e uns pedaços de bacon, fechar o bolinho, tirando o ar.  Passar na farinha de trigo, ovo batido de farinha de rosca. Fritar.




                                     OUTRA RECEITA



INGREDIENTES:

1⁄2Kg de feijão preto
2 litros de agua
Seguintes carnes, já dessalgadas e cortadas em pedaços pequenos: 200g costelinha, 200 de lombo, 200 de carne seca
1 linguiça calabresa defumada fatiada
250g bacon cortadinho
1 paio fatiado
folhas de louro , alho, pouco sal
250 g farinha de mandioca crua
1 colher de sopa de polvilho azedo
farinha de trigo
farinha de rosca
2 ovos
1 maço de couve cortadinha 

MODO DE PREPARO:
Cozinhar em panela de pressão, (+- 50 min. fogo medio depois baixo)  o feijão, nos 2 litros de agua, juntamente com as carnes (menos o bacon, o paio e a calabresa), 2 dentes de alho e as folhas de louro. Após a feijoada pronta, reservar 50 % das carnes para o recheio. Bater no liquidificador o restante da feijoada até virar uma pasta. Refogar esta pasta no azeite e 2 dentes de alhos, acertar o sal e colocar a farinha de mandioca, aos poucos, mexendo até engrossar. Quando começar a soltar da panela, desligar o fogo e deixe esfriar. Colocar o polvilho com a massa já fria e misturar, trabalhando muito bem a massa até ficar homogenea, reservar.
Desfiar a carne da feijoada reservada.
Numa panela grande dourar o bacon, a linguiça o paio e a carne desfiada com 2 dentes de alhos e meia cebola picada. Acrescentar a couve picada, mexer por 2 minutos e deligar (a couve deve levar apenas um susto, nao amolecer e nem juntar agua).
Quando a massa tiver fria fazer os bolinhos, pegar uma bolinha de massa, abrir na palma da mão, por o recheio no centro e fechar, tirando o ar.
Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, antes de fritar.


                     


Comentários