sexta-feira, 12 de maio de 2017

APROVEITAMENTO DAS CASCAS DAS FRUTAS, DOS LEGUMES E OVOS


FRUTAS
As cascas das frutas podem ser aproveitas para fazer sucos com muito sabor. Em vez do lixo elas vão para o liquidificador.
Lave-as bem antes de descascar, se tiver uma quantidade boa de cascas faça o suco, bata no liquidificador e passe pela peneira, senão junte as cascas numa vasilha com tampa, pode ser varios tipos de frutas e guarde na geladeira uns2 ou 3 dias,aí então faça o suco. Laranja, limão, melancia, melão, mamão, mexirica, abacate, uva, jabuticaba e por aí vai.
As cascas da uva roxa, jabuticaba e outras frutas roxas são rejuvenecedoras,  as do abacate são boas para os musculos, as da banana tem mts fibras, potasio, bom para o intestino.
Quanto a jabuticaba, ela pode ser batida no liquidificador e ser transformada em caldas e molhos para pratos doces e salgados.








LEGUMES
.As cascas dos legumes podem ser transformadas em um belo  e saudável "caldo de legumes".
Lave os legumes (não por no cloro) descasque, coloque as cascas numa panela com água e deixe
ferver 1 hora, ´pode juntar cascas de mais de um dia, uns dois e deixar na geladeira pra depois ferver e  coar. Na geladeira o caldo dura uns 3 dias, no freezer dura 3 meses, em forminhas de gelo é mais prático.  Ex cascas de xuxu, aboboras em geral, abobrinha, batata, batata doce,  cebola, berinjela etc.




OVOS
Com a casca dos ovos pode ser feito farinha, a qual poderá ser usada na culinária, em bolos, tortas etc. para enriquecer o valor nutritivo dos alimentos e também para colocar nas plantas : suculentas, entre elas a echeverria, rosa do deserto etc, é bom para a deficiencia de calcio o qual provoca doenças como as colchonilhas . Até no anturio.
A casca deve ser lavada em agua corrente, por dentro e por fora, sem buxa, tirar a película que tem por dentro e descartar, aí então moer as cascas num moedor de grãos, se não tiver, no liquidificador.








Nenhum comentário:

Postar um comentário