quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TORTA DE LIMÃO I


Receita de Álvaro Rodrigues

Esta torta pode também ser feita com maracujá.

MASSA:
1 pacote, 200gm, de bolachas maizena processadas (não muito fina). Misturar com 200 gm de margarina sem sal em temperatura ambiente e 1 colher de chá de raspas de limão ralado .Amassar com as mãos até o ponto (quando apertar na mão, puxar e ela quebrar).  Forrar, com esta massa, uma forma de fundo removível, começando pelas laterais, não muito fina, para não quebrar.  Levar ao forno, pré aquecido, 180 graus, 10 a 12 minutos. Deixe esfriar.

GANACHE DE LIMÃO:
200 gm de chocolate branco, ralado ou picado, 1/2 lata de creme de leite, sem soro, levar ao micro 1 ,minuto ou em banho-maria para derreter, mexer. Misturar 1/4 xic chá de suco de limão coado, raspas de limão e mexer novamente.

MOUSSE DE LIMÃO:
1 lata de leite condensado, 1/2 lata de creme de leite, 1/2 xic chá de suco de limão, raspas de limão, mexer tudo muito bem. Adicionar, mexendo bem 1 colher de sopa (rasa) de gelatina em pó sem sabor e cor, misturada com 3 colh.sopa de agua fria e levada ao micro 20 segundos. Bater 2 claras em neve e incorporar este creme nelas, mexendo delicadamente.

Deitar na massa já fria o ganache, esparramar. Por o mousse e esparramar também  (se for congelar o faça neste ponto, decore quando descongelar). Solte o fundo removível da forma e decore a gosto. Sugestão: chantilin em pitangas ou conchas grandes, no meio por rodelas de limão em meia lua.


Um comentário:

  1. Lembra que eu sempre fazia tortas quando eu era mais nova? Eu era a doceira da familia! Agora nao faco mais doce nenhum! Me deu vontade de fazer a torta de limao! Acho que farei amanha!

    ResponderExcluir