BOLINHOS DE BACALHAU

                                           BOLINHO DE BACALHAU I



 INGREDIENTES:
750g de bacalhau
- 1 ½ k de batatas, cozidas e amassadas ou espremidas
- salsinha
 - 4 dentes de alhos picados
- 1 cebola grande picada
- 4 colheres de sopa de amido de milho
- 2 ovos
- Pimenta branca e sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Dessalgue o bacalhau, deixando-o de molho 48 h, na geladeira, trocando a agua 3xdia.  Cozinhe-o até levantar fervura, para não passar do ponto. Tire a espinha e desfie-o. Misture nele  os ingredientes, por ultimo os ovos e o amido, mão na massa, misturando tudo muito bem. A massa não deve ficar muito mole, tem que dar liga. Faça os bolinhos com duas colheres, a moda portuguesa (como mostra a foto abaixo-a foto é do bolinho de arroz mas o metodo é o mesmo))  Frite-os em oleo bem quente para dar um choque. Em cinco minutos, ele está pronto.





                                 
                                         BOLINHO DE BACALHAU II


Receita de Alvaro Rodrigues

                                                    
Somente faça este bolinho com mandioca se esta tiver bem molinha, espreme-la ainda quente(se não tiver é mt difícil ), do contrario  faça com batata e acrescente 4 claras em neve no final.
1 quilo de mandioca cozida com sal e amassada (passar pelo amassador ainda quente) pesar descascada e crua. Juntar bastante cheiro verde, 1 colher sobrem.de farinha de trigo, 4 gemas, pouco sal, pimenta do reino  branca, 600 gm de bacalhau desalgado, desfiado e refogado com alho, cebola e azeite  e  mão na massa, amassando muito bem. Moldar os bolinhos com duas colheres iguais (moda portuguesa) passando de uma para outra e fritar em oleo quente.  

                          

                                                      
                                              BOLINHO DE BACALHAU III

400 gm de batatas cozidas com casca, tirar a casca e amassar.
500 gm de bacalhau, 48 h de molho, sem pele, cortados em pequenos pedaços. Por dentro de um pano de prato e ir amassando, fica desfiado e seco. Misture nele as batatas, 2 cebolas medias picadas, 2 dentes de alho, 2 colh.sopa de salsa, 1 pitada de sal, pimenta do reino, nos moscada, 1/2 calice ou 1 colher de sopa de vinho do porto, mexer e colocar 4 ovos, misturando um a um e verificando o ponto da massa. Fazer os bolinhos com duas colheres, a moda portuguesa, como explicação no bolinho de bacalhau I. Fritar em oleo quente.



                                         BOLINHO DE BACALHAU IV

INGREDIENTES
500 gm de bacalhau cozido, desfiado e refogado com os devidos temperos
6 batatas cozidas e amassadas, cozidas na agua em que cozinhou o bacalhau (não jogue fora )
1 cebola picada, 1 alho, 1/2 xic de salsa
3/4 xic cha de oleo, 1/2 lata de molho
2xic da agua em que cozinhou o bacalhau
1 xic cha de leite
300 gm de farinha de trigo
OBS:  se voce fizer o bolinho com bacalhau só na massa, usar 300 gm dele, agora se voce for rechear usar 100 gm na massa e 400 gm no recheio, como consta na receita um total de 500 gm

MODO DE PREPARO:
Refogar no oleo o alho e a cebola, por o molho, a agua do bacalhau, o leite, as batatas, a salsa,  100 gm do bacalhau, ferver, jogar a farinha e mexer até soltar do fundo da panela. Deixar esfriar, sovar e cobrir com pano umido. Fazer os bolinhos, rechear,  passar na clara, farinha de rosca e fritar. Pode congelar.

Comentários