segunda-feira, 19 de outubro de 2015

EMPADÃO COLONIAL III


EMPADÃO III                     Receita de Alvaro Rodrigues

RECHEIO:
200 gm de peito de frango, cozido e desfiado, com todos os temperos. Reservar. Reservar também a agua em que o cozinhou.
Refogar, em 4 colh.sopa de azeite, 2 dentes de alhos amassados, quando dourar por uma cebola media picada, refogar. Por meia xic chá de molho de tomate pronto, mexer. Por o caldo reservado, do cozimento do peito de frango (menos de meio litro), por também o frango desfiado, mexer. Por um vidro de palmitos picados, mexer, 3 colh.sopa de azeitonas verde picadas, salsa, 1 tablete de caldo de galinha, pimenta, oregano, não precisa sal, mexer . Quando ferver por, aos poucos, 3 a 4 colh,.sopa de farinha de trigo, mexendo até engrossar, deve ficar cremoso (se ficar muito líquido quando assar desgruda a tampa da torta).   Deixe esfriar. Emprega-lo totalmente frio.

MASSA:
No processador  ou com a ponta dos dedos. No processador dá certinho.
400 gm de farinha de trigo
220 gm de manteiga sem sal, gelada picada
Sal
No processador PULSAR algumas vezes, depois bater até formar uma farofa, +- 30 segundos.Numa vasilha juntar os líquidos: 1 ovo levemente batido, 2 gemas, 2 colheres de leite frio, 1 colher de sopa de creme de leite ou iogurte, misture esses líquidos e coloque na massa que está no processador, num cantinho. Pulsar e bater até formar uma bola que gira em torno da faca. A massa está pronta. Não sovar a massa, tirar do processador e apenas juntar com a ponta dos dedos. Deixar  10 minutos na geladeira.
 Dividir a massa em 3 partes iguais, junte 2 e reserve o 1/3 da massa. 
Abra os 2/3 da massa entre plásticos, polvilhada com pouca farinha. Retire o plastico de cima e com a ajuda do outro vire a massa na forma, não untar, modele a massa nela e tire o plástico( por também massa nas laterais). Estender na massa metade do recheio, espalhar pelotas de requeijão e o restante do recheio.Pincele gema no excesso de massa que ficou na forma, sem tirá-las.Abra a metade da massa reservada, do mesmo jeito, entre plasticos, cubra o empadão, aperte as beiradas para grudar, com a ajuda da gema que vc colocou. Corte os excessos. Com 1/3  que sobrou, faça rolinhos pra fazer uma trelissa a fim de enfeitar o empadão.

Na segunda camada da trelissa enviezar os rolinnhos.  Coloque um rolinho em volta pra fazer o acabamento.  Pincele gema de ovo e leve ao forno +- 40 minutos.
Forma se redonda no máximo 26 cm. de diametro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário