sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PÃO DE MEL EUROPEU

Receita de Álvaro Rodrigues
                                                   


1 xic de chá de mel puro (não eucalipto)
Idem de chá forte, feito com cravo, canela e erva doce
Idem acúcar refinado
Meia xic de chá de açúcar mascavo
Por todos estes ingredientes numa tijela, menos o chá, misturar tudo e aos poucos adicioná-lo mexendo. Juntar 3 e meia xic de chá de farinha de trigo especial, mexer, por 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó peneirado, 1 colher chá rasa de canela em pó, 1 colher de café de cravo da índia moído, 1 colher café de gengibre em pó, 1 colher de chá de cardamano (opcional), uma pitada de sal, a colher rasa de bicarbonato de sodio, (dissolvido em 1 xic de chá de leite frio), nos moscada ralada, misturar tudo muito bem.
Assar em forma untada (não deve ficar muito alto) +- 40 x 32 (se meia receita forma 32x26) ou em forminhas individuais (empada grande), por a massa até a metade da forma. Assar a 180 graus +- 30 minutos, forminhas 15minutos. Após assar, desenformar , cortar em quadradinhos (se forma grande) e cobrir com a calda:
CALDA: derreter o chocolate ao leite-cobertura, para cada quilo de chocolate por1 colher de sopa de gordura vegetal hidrogenada ou manteiga de cacau (não gelados), dar o choque termico. Passa-los nesta calda, tirar o excesso e por para secar na geladeira. Podem ser recheados com doce de leite ou geleia, decorados com pedaços de frutas cristalizadas, damasco, nozes, pistache, passas ou frizados com chocolate branco

Um comentário:

  1. Nossa Pao-de-Mel sempre foi meu favorito!! serei obrigada a ficar GORDA e fazer todos esses doces maravilhosos voce tem no seu blog!

    ResponderExcluir