domingo, 25 de setembro de 2011

ESFIHAS


                                     


                                       


ABERTA  E  FECHADA  -  50 unidades  -   Rec.de Alvaro Rodrigues


RECHEIO
500 gm de carne moída 2 x (patinho de pref.)
1 cebola grande picada
2 tomates c/p e s/ sementes, picados
Suco de um limão grande (ele não deixa a carne desidratar e encolher)
Pimenta síria  (se não tiver, faça:  misture a mesma quantidade de pim.do reino, cravo moído e canela em pó)
Sal,  cheiro verde
100 gm de pinolis na hora da montagem  (opcional)
Misture muito bem todos os ingredientes menos os pinolis. A carne juntará água, então após ficar 30 minutos no tempero, coloque numa peneira p/ escorrer.

VARIAÇÕES
--Escarola:  idem acima, substituindo a carne por escarola crua, picada, também escorrer.
-- Ricota:     500 gm de ricota passada pela peneira, 200 gm de requeijão de caixinha, mexe, por sal, pimenta e pimenta síria.



                   
M A S S A

Numa tijela por 30 gm de fermento p/pão (fresco melhor, dentro de um vidro, na geladeira, dura 20 dias), 1 colher sopa de açúcar, vai mexendo, amassando com a colher, até liquidificar. Por 1 1/2  copo de requeijão de água (temperatura ambiente) ou 375 ml, mexer (não por água morna porque começa a fermentação e não dá tempo de enrolar todas esfihas, por a morna somente se estiver no tempo Frio), 1 copo (req.) de oleo  (de pref.de milho ou similar), 1 colher sopa rasa de sal, mexer.
Aos poucos e misturando devagar colocar 700 gm de farinha de trigo, de boa qualidade, deixe um pouco pra usar na hora de sovar a massa. Por a massa na mesa e sovar. Dividir em 50 bolinhas, boleá-las   começando da primeira que fez.  ESFIHAS FECHADAS:  Novamente, começando pela primeira, fazer as esfihas, abrir com o rolo (de 10 em 10) por o recheio, o pinolis e fechar unindo as 3 pontas, apertando bem ou sobrepondo e transpassando.  Esperar crescer. Não untar.
Se estiver sozinha para fazer as esfihas, faça uma receita por vez.
Se quiser congelar, faça-o com a massa crua, antes de crescer,(validade 3 meses) descongele, espere crescer e asse (ou congele pronta, validade de 3 meses também).


Com esta massa pode-se fazer também pães, inclusive recheados






ESFIHAS ABERTAS:            somente assar em forno eletrico a 300 graus. Se não tiver forno eletrico fazer somente as esfihas fechadas


Misture, em partes iguais, fubá e farinha de trigo, passe as bolinhas nesta mistura, põe na assadeira e com os dedos cave o meio, deixando as beiradas + altas, põe o recheio (carne ou ricota) aperta um pouco. Leve ao forno elétrico a 300 graus, em baixo médio, durante 5 minutos . 




 








Nenhum comentário:

Postar um comentário