COXINHAS


                                                COXINHA I

Receita de Alvaro Rodrigues

Pode ser feita com frango, hadock, salmão defumado etc.

INGREDIENTES:
Carne do recheio mais
azeite, alho, margarina, cebola, 2 tomates, salsa, caldo, 300 ml de leite, 1 xic batatas cozidas e amassadas, 450 gm de farinha de trigo, clara de ovo e farinha de rosca para empanar.

NA PANELA:
colocar 1 colher de sopa de azeite, alho e dourar . Colocar 150 gm de margarina, 1 cebola picada, 2 tomates sem pele e sementes, mexer e refogar.  Por 700 ml de caldo de frango (se de hadock por só agua) , 300 ml de leite frio e mexer.  Colocar 1 xicara de chá de batatas cozidas e amassadas quente,  mexer, por sal e pimenta. Se de peixe por 2 tabletes de caldo de camarão. Provar  e deixar ferver. Deixar o tempero acentuado porque a farinha absorve um pouco dele.  Jogar, de uma só vez, 450 gm de farinha de trigo e mexer rapidamentte até desgrudar do fundo da panela.. Desligar.
A massa não deve grudar nas mãos, se isso acontecer colocar mais um pouco de margarina. Juntar salsa picada.  Por a massa no marmore para esfriar, sempre mexendo nela pra não criar crosta. Quando morna  sovar a massa e fazer as coxinhas. Fazer uma rodela, por o recheio e fechar modelando com as mãos. Se quiser colocar requeijão em baixo da carne. Passar na clara de ovo e na farinha de rosca antes de fritar.

OBS.: Se quiser transformar esta receita em croquetes, misturar o recheio quando a agua tiver fervendo, antes da farinha.

                              
                                              COXINHA II

Mesma quantidade de agua e farinha
2 peitos de frango, cozidos em 1 litro de agua com 2 tabletes de caldo de galinha.
após cozido reservar 4 1/2 xic de cha do caldo do cozimento
Desfiar a carne e refogar em oleo, alho, cebola, por pimenta do reino, cheiro verde, provar o sal, no final de quiser misture1 copo de  requeijão cremoso e mexa bem. Reservar.
Numa panela colocar o caldo do cozimento reservado, quando ferver colocar 100 gm de margarina, 1 colher de sopa de queijo ralado (opcional),  4 1/2 xic de chá de farinha de trigo, mexer energicamente até desprender do fundo da panela, cozinhando assim a massa, desligar o fogo, esfriar um pouco e colocar 2 gemas e mexer de novo, até ficar uma massa homogenea. Sovar a massa (fica melhor).
Fazer as coxinhas, passar na clara, farinha de rosca e fritar.

Comentários