sábado, 26 de setembro de 2015

FOCACCIA e FICAZZA

                                                        Focaccia e Ficazza aparentemente são bem parecidas, usadas para mesma finalidade. A receita abaixo é de "Focaccia"  e mais abaixo tem a receita de "Ficazza"

Focaccia é uma espécie de pão muito comum no norte da Itália, na Liguria, em Genova, que não leva batata, fundamental na ficazza, e que faz toda a diferença.

A ficazza é um prato proveniente do sul da Italia, em sua massa vai batata, faz toda a difença.
Macia, saborosa, tem como cobertura tradicional rodelas de tomate, orégano e azeite. Pode-se acrescentar muçarela. Pode ser comida como pão, pode-se cortar a fatia ao meio e rechear.


                                                                     F O C A C C I A

                                                             
INGREDIENTES: 15g de fermento biológico fresco 1 colher (sopa) de açúcar 240ml de água 1/2 colher (chá) de sal 300g de farinha de trigo
Cobertura: 100g de queijo picado 1 tomate picado (sem sementes) folhas de alecrim sal grosso e pimenta do reino a gosto

COBERTURA: a seu gosto, podendo escolher 3 itens da relação: rodelas de tomates sem sementes ou tomates secos, azeitonas, queijo em picadinhos, rodelas de salames etc.

MODO DE PREPARO:
Colocar numa vasilha o fermento biologico com o açúcar, misturar muito bem com uma colher até dissolver, por a agua, mexer e aos poucos acrescentar a farinha sempre mexendo. Colocar esta mistura numa superfície enfarinhada, por um pouco de sal e sovar.....sovar bem.
fazer uma bola com a massa, por na tijela, cobrir com um pano e deixar até dobrar de tamanho.Em dias ou locais frios demorará mais para crescer, no calor ou lugares quentes crescerá mais rapidamente.  Untar uma forma com azeite, colocar a massa, esticando na forma com as mãos.
Cobrir a massa com um picadinho de tomates sem sementes, picadinho de queijo, alecrim,sal grosso e  pimenta do reino. Descansar 20 minutos. Levar ao forno pré aquecido, 200 graus, 20 minutos ou até dourar.
Essa receita rende uma focaccia pequena, se quiser maior dobre a receita
                                                                                                             


                                                F I C A Z Z A

INGREDIENTES:
5 xic de cha de farinha de trigo
3 batatas grandes cozidas e espremidas
1 xic de café de oleo
2 tabletes de fermento de pão
1 copo americano de agua morna, pode ser a agua do cozimento da batata, 1 colher sobremesa de sal


MODO DE PREPARO:
Misturar a farinha, a batata, oleo, sal, o fermento dissolvido na agua morna, trabalhar bem a massa até o ponto. Sovar.
Espalhar a massa com as mãos,  numa assadeira untada com azeite, se grudar mão molhada, jogar um pouco do azeite por cima. deixar crescer +- 1 hora. Aí então por a devida cobertura.
Espalhar em cima rodelas de tomates sem semente ou tomates secos, oregano e azeite, se quiser pode colocar queijo. Espalhar sal grosso por cima. Assar em forno quente por +_ 45 min. ou até corar.
Renderá 2 ficazzas, forma de mais ou menos 30x40


                                           




Nenhum comentário:

Postar um comentário