domingo, 20 de maio de 2012

ABOBRINHA A VINAGRETE

A abobrinha contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais.
Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que estejam com rachaduras ou picadas de insetos.
Quando for preparar, evite descascar a abobrinha.
No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas.
A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão
Seu período de safra vai de outubro a maio.
Cem gramas de abobrinha fornecem 24 calorias.


                                     ABOBRINHA  A  VINAGRETE

                                                

Lave bem as abobrinhas (o quanto baste) e corte em fatias fininhas, salpique sal e deixe descansando uma hora +- num escorredor. Ela vai soltar líquido. Após este tempo enxugue-as com um pano de prato bem limpinho e seco. Ponha numa travessa e tempere com  alho, cebola picadinha, oregano, sal, pimenta do reino, azeite, vinagre, mexa tudo muito bem. Lembra o sunomono. Tape e deixe na geladeira uns dois dias antes de comer.  Como voce viu ela é feita crua e isso aumenta o seu valor nutritivo. Fica uma delícia, serve como antepasto, bom também para comer com arroz e feijão e para enriquecer um sanduiche.  Siga o passo a passo

                    O que é ANTEPASTO??

Antepasto é o mesmo que couvert, entrada.  Você pode comer com a mão, passar no pão,  existem vários tipos de antepasto. Por ser uma entrada você pode comer antes de qualquer coisa. Quer uma dica? Simplesmente experimente e coma do jeito que achar melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário