CALDA DE CARAMELO




                                COMO FAZER     

A calda de caramelo não é importante somente pela cor dourada que dá ao pudim. Ela interfere no cozimento dele, pois forma uma capa protetora de calor, fazendo com que a temperarura se distribua, com equilíbrio, por toda a forma, sendo assim o pudim assa por igual e lentamente.

Para um pudim medio:


1 xicara de cha de açúcar
1/2 xic de cha de agua fervente
Coloque o açucar numa panela rasa, de fundo largo, e derreta-o lentamente, em fogo baixo, dourando por igual. Para isso vá inclinando de leve a  panela, em todas as direções,  sem mexer pra calda não perder o brilho.  Apos derretido junte a agua, mexendo para dissolver os torrões, depois deles derretidos, ela deve ferver mais ou menos 5 min., sem mexer,  para engrossar, ficando consistente. Ainda quente, aplique-a na forma do pudim, inclinando para todos os lados, untando com ela toda a forma.

                                              DICAS  PARA O SEU  PUDIM

Além da calda, a escolha da forma também é importante para o sucesso do seu pudim. Aquelas que tem buraco no meio são as apropriadas,  e com tampa. Na falta da tampa, o papel aluminio duplo, amarrado na borda resolverá. Isso impede a introdução de agua no pudim, durante o seu cozimento.
O furo no meio permite que o calor atue também no centro da preparação proporcionando um cozimento por igual.

A consistencia leve, cremosa, gelatinosa depende do equilíbrio entre a quantidade de ovos e os demais ingredientes liquidos. Quanto mais ovos, mais firme será sua textura. Quanto mais leite ou outro liquido, mais delicada sua consistencia. Evite excesso dos farinaceos, tornam o pudim  pesado e grosseiro. Bata-o no liquidificador para garantir uma mistura perfeita, na falta deste use o batedor de arame.

Outro fator de muita importancia é o modo do cozimento, quer voce utilize o forno ou a  chama do fogão, o banho-maria é a unica técnica permitida. Coloque a agua do banho-maria 2/3 da altura da forma, menos quando usar panela de pressão, caso em que a altura da agua deve ser um pouco reduzida.
Para o cozimento no forno, coloque a forma numa assadeira com agua fria, deixe cozer a 175C (media) por +- 1.30hs.  Para o cozimento na chama, coloque a forma numa panela com agua fria, na altura já indicada, tampe a mesma e deixe cozinhar por +- 45 a 60 min. Se for panela de pressão reduza pra 30 min.  Faça o teste do garfo pra ver se está cozido.
O pudim deve ser colocado na geladeira na mesma forma em que foi cozido e desenformado somente após bem gelado pra não quebrar.  A vasilha em que ele será desenformado deve ser maior que ele

Comentários