BAGUETES

                                       
Receita de Benjamim Abrahão

Por na mesa 100g da farinha , 20g de fermento pra pão (se tempo frio por 30) um pouco de agua morna, misturar e deixar fermentar uns 15 minutos, Após a esponja ter crescido (se isto não ocorrer o fermento não está bom) adicionar 10g de sal, 1 colher sopa de açúcar, 1 colher sopa de leite em pó integral, idem de margarina, manteiga ou gordura de porco. Ir incorporando, aos poucos,  400g de farinha de trigo e se for o caso o restante do fermento, com a ajuda de +- um copo de agua. Mão na massa. Ela deve ficar umida. Quando a massa tiver no ponto,  sovar.
Abrir, dobrar e amassar várias vezes. Dividir a massa em 3 partes (dá pra 3 baguetes). Descansar meia hora (conforme a temperatura) com a massa tampada para não encascar. Para fazer a baguete abrir um pouco a massa com a mão, segurar com o braço numa ponta e puxar a outra, enrolar como rocambole puxando e acertando a massa, rola um pouco, Descansar mais uns 20 minutos. Ser quiser rechear as baguetes faça-o antes de enrolar, isto é esticar, formando um retangulo rechear e enrolar. Se quiser como rosca, unir as pontas do rocambole. Se quiser em forma de trança, depois de pronta cortar ao meio e trançar as duas partes.Para identificar o recheio faça piques em cima.
O recheio pode ser de catupiri, frango, calabresa, queijo, torresmo etc.
De gergelim, enrole a baguete, passe na agua e no gergelim.
Se quiser espinhuda deixe crescer, faça piques em cima com uma tesoura e puxa para um lado e  para o outro .
Use sua criatividade dando várias formas a baguete. Forno 220 graus, de 20 a 25 minutos.


Depois de pronta, deixar crescer coberta.


OBS.:
Para ela ficar com a casca fina e crocante, quando ligar o forno pulverize agua dentro dele e quando puzer o pão pulverize-os também com agua.         

Comentários