MONTAGEM: 1 fatia de presunto e sobre ela uma fatia de mussarela, recheie com a mistura que escolheu, enrole como um canelone e ajeite no refratário, vai colocando todos lado a lado.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
CANUDINHOS DELICIOSOS DE FRANGO
MONTAGEM: 1 fatia de presunto e sobre ela uma fatia de mussarela, recheie com a mistura que escolheu, enrole como um canelone e ajeite no refratário, vai colocando todos lado a lado.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
SARDINHA À ESCABECHE a verdadeira
Arrume em camadas na panela de pressão: sardinha, salsa, cebola, alho, pimenta do reino. Por o oleo, o vinagre e cobrir com agua, se precisar. Deixe meia hora em fogo baixo e meia hora em fogo alto, desligue o fogo e se ainda tiver agua, deixe secar no fogo com a panela destampada.
É uma otima entrada, pode ser servida, também com pão italiano, conservar em geladeira.
PEIXE ESPECIAL DE FORNO
PEIXE ESPECIAL DE FORNO
INGREDIENTES:
meio quilo de filé de pescadas
1 cebola ralada, 100 gm de queijo ralado
5 ovos, sendo 3 cozidos e 2 crus - claras em neve dos 2 ovos crus
1 pires de cheiro verde
Molho de tomate
100 gm de farinha de rosca, sal, pimenta e limão.
MODO DE FAZER:
Tempera os files com sal, pimenta e limão, deixe +- uma hora ou mais, escorrer o caldo e coloca-los num pirex untado, cubri-los com o molho de tomate. Por a cebola e o cheiro verde. Misturar o queijo ralado com a farinha de rosca e colocar por cima, por os ovos cozidos em fatias. Bater as 2 claras em neve, misturar as gemas e colocar por cima. Leve ao forno para assar, até corar.
CALZONE
Vai colocando: 40 gm fermento para pão ou 3colheres de sopa, 1 colher de sobremesa de açúcar, nesta mistura dissolver o fermento e colocar: 1colher de sobremesa de sal, 2 ovos ligeiramente batidos, meia xícara chá de óleo, 50 gm de manteiga ou margarina, meia xícara de chá de água morna (se a temperatura tiver muito quente por água fria), por, aos poucos,em 2 ou 3 vezes 500 gm de farinha de trigo e mão na massa, rasgando-a por uns 3 minutos. Junte a massa, divida em 3 partes iguais e deixe crescer num lugar não frio e livre de correntes de ar, tapado com um guardanapo. Após crescido abrir com o rolo cada uma delas, +- redondo, na grossura de uma massa de pizza. Montar na assadeira untada.Por o recheio na metade da massa, em camadas, passar clara de ovo num dos lados da borda e fechar tirando o ar, com o polegar aperte a massa para selar e não abrir, dando um acabamento. Pincelar com ovo batido (se o dia tiver frio, após pronto deixe crescer mais 15 minutos), salpicar queijo ralado, gergelim ou oregano ou semente de papoula. Forno 200 graus +- 25 minutos, depende do forno.
RECHEIO: à gosto ou siga a sugestão abaixo:
300 gm de bacalhau desalgado, desfiado e refogado com temperos OU frango OU linguiça calabresa defumada Ou presunto etc. 200 gm de espinafre levemente aferventado e refogado com temperos (opcional), 300 gm de requeijão, 3 tomates s/sementes, picados, temperados e escorridos, 200 gm de queijo prato ralado, meia xícara de queijo parmesão ralado, tudo em camadas.
Tem chance de não ficar bom?! Claro que não.
Pizza de carne moída
500 gm de carne moída
1 ovo
3 colheres S de mostarda
2 colheres S farinha de rosca
1 pacote de sopa de cebola
MODO DE FAZER:
Juntar tudo e misturar muto bem. Esticar numa forma de pizza, regar com um pouco de oleo e levar para assar (encolhe um pouco). Montar a pizza como quiser. Sugestão: colocar em camadas molho de tomate, rodelas de cebola, rodelas de tomate, ovos cozidos, presunto, mussarela, oregano e azeitona. Leve ao forno para derreter o queijo. Muito bom.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Passe bem
1 colher de,sopa de cola branca lavável
Meio copo de amaciante
Misture tudo e passe bem. OU
1 copo americano de alcool
idem amaciante
Meio copo de goma (fazer com maizena e agua).
Pasta para brilho
1 pedra de sabão de coco
Ambos ralados e colocados de molho em 1 litro de agua quente, da noite pro dia.No dia seguinte levar ao fogo para derreter , porém sem deixar ferver. Adicionar 4 colheres de sopa de detergente, 4 colheres de sopa de vinagre e 4 colheres de sopa de açúcar. Quando frio guardar em potes. Rende 3 potes de 500gm. O bom bril mergulhado nesta pasta não enferruja.
domingo, 18 de abril de 2010
Arroz farofeiro
Colaboradora: Cintia Costa.
INGREDIENTES: oleo, alho, cebola
Linguiça calabresa defumada, o quanto baste OU carne seca
Bacon picadinho, o quanto baste
Cenoura, milho verde, palmito, uvas passas, azeitonas, ovos cozidos, cheiro verde, pim.reino
Farofa
Refogue , na manteiga ou oleo, alho e cebola, acrescente linguiça e bacon picadinhos(antes desengordure-os no microondas em cima de um papel toalha) ou carne seca desfiada,previamente dessalgada e cozida , cenoura ralada em lamina grossa, milho verde, palmito (opcional), uva passa (opcional), azeitona picada, ovos cozidos picados etc. Misture tudo muito bem e acrescente uma certa quantidade de farofa temperada, melhor a suave, acerte os temperos ex.: sal, pimenta do reino, cheiro verde, não esquecendo que a farofa já tem tempero. Misture tudo no arroz branco já cozido e mexe bem.
OBS.: Também um ótimo acompanhamento para churrascos.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
BOLO PÃO DE QUEIJO

Colaboradora: Denise Rapacci
Bater no liquidificador: 3 ovos, meia xic.de oleo, idem leite, despejar numa travessa e acrescentar 250 gm de polvilho doce, 1 colher café de sal, 1xícara de queijo parmesão ralado, meia xícara de mussarela ralada, misturar tudo muito bem e acrescentar 1 colher de sopa de fermento. Colocar em forma de buraco no meio, untada e enfarinhada e assar por meia hora +-, depende,do forno, pré aquecido.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
NHOQUE
descasque-as e passe pelo espremedor. Numa travessa coloque para cada 3 colheres S das batatas amassadas uma de farinha de trigo de boa qualidade, sal, 1 colher de manteiga ou margarina, 1 ovo e misture tudo muito bem. Pegue uma porção de massa, na mão suja de farinha de trigo, coloque sobre a mesa enfarinhada, role e corte os nhoc's. Cozinhe-os aos poucos em água fervente com sal, assim que eles subirem tire -os com uma escumadeira, escorra-os e vai colocando numa travessa, untada com molho, previamente preparada. Uma camada de nhoc e uma de molho e queijo parmesão ralado, fica uma delícia, muito macio.
OBS.: Uma nhoqueira facilita muito este trabalho , neste caso não é preciso fazer os rolinhos, eles vão direto pra agua fervente, fazendo menas sujeira e muito mais prático.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
POLPETTONE
Meio quilo de carne moída
1 cebola ralada
Alho, pimenta do reino
Sal a gosto
100 gm de presunto em fatias
2 ovos
Farinha de rosca
200 gm de mussarela em fatias
1 lata de molho de tomate ou molho caseiro
MODO DE FAZER:
Tempere a carne com a cebola, sal, alho e pimenta, misture tudo muito bem durante uns 5 minutos. Pegue pequenas porções da carne e abra-as na palma da mão, como um hamburguer. Coloque sobre ela uma fatia pequena de presunto, pegue outra porção de massa, faça o mesmo e cubra o presunto. Corte o excesso da carne com um cortador redondo ou um copo, feche as bordas, fica como um sanduiche. Repita o processo até acabar toda a carne. Empane os polpettones, passando-os na farinha de rosca, ovo batido e de novo na f.de rosca. Frite-os até ficarem dourados. Arrume-os num refratário, cubra-os com o molho de tomate e a mussarela. Salpique oregano. Leve ao forno para gratinar.
OBS.: Os polpettones não devem ficar muito altos, para ficarem cozidos no seu interior.
#porpetone
terça-feira, 13 de abril de 2010
CALDA PARA REGAR BOLOS
2 xícaras de água
Um pouco de essencia a seu gosto ex de baunilha ou outra qualquer ou bebida alcoolica ou calda de cereja ou casca de abacaxí, laranja, maçã, cravo, canela etc.
Leve ao fogo para ferver e engrossar um pouco. Guarde em geladeira num vidro (se sobrar), serve para regar qualquer bolo.
O bolo também pode ser umedecido com guaraná ou leite.
TORTA DE DAMASCO
INGREDIENTES:
6 ovos (sendo 3 claras p/a massa e 3 p/o recheio)
12 colheres S de açúcar
2 colheres S de suco de limão
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de chá de fermento
200 gm de fécula de batata
100 gm de damascos processados ou picadinhos
Meia xícara de água
1 lata de leite moça
1 lata de creme de leite
1 pacotinho de gelatina incolor
Chantilly para decorar
MODO DE FAZER A MASSA:
Na batedeira, bater 3 claras em neve e sem parar de bater coloque as 6 gemas (reserve as outras 3 claras p/o recheio), açúcar, suco de limão, baunilha, fecula, bate bem e desliga. Misture o fermento peneirado.Fica uma massa bem fofa. Coloque numa forma untada e enfarinhada e leve pra assar +-25 min., se esperar esfriar melhor, corte ao meio e prepare o recheio.
RECHEIO: Hidrate o damasco com meia xícara de água, pique ou triture, misture o leite moça, creme de leite, mexe, a gelatina hidratada e derretida em agua quente como manda na embalagem, mexer, 3 claras em neve, mexer devagar.
Regue a massa assada com uma calda (receita em dicas e receitas caseiras) espere o creme começar endurecer (pra não escorrer muito) e estenda sobre a massa, cobrir com a outra metade e decorar com creme chantilly, damascos, etc.
OBS.: Se preferir, o damasco pode ser substituido por uma fruta em calda picadinha (escorrer) ex. pessego, abacaxí ou então nozes etc. use sua criatividade.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Surpresa de arroz (prato único)
1 xícara de chá de arroz ou se necessário um pouco mais
1 colher S parmesão ralado
1 xícara e meia de chá de ervilhas (lata ou fresca, se fresca aferventar 10 minutos)
500 gm de carne para o recheio, a escolher: frango picadinho, filé mignon picadinho ou carne moída
1xicara de chá de cogumelos em fatias
1 xicara de chá de creme de leite sem soro
MODO DE FAZER:
Faça, como de costume, 1 xicara de chá de arroz ou até um pouco mais, se necessário. Quando pronto misture 1 colher S de queijo parmesão ralado, 1 xicara de chá de ervilhas(opcional) e mexa, reserve.
Recheio: doure o alho na manteiga ou oleo, coloque rodelas de cebola, coloque a carne, sal e deixe dourar, mexendo sempre. Coloque uma xicara de chá de molho de tomate e sempre mexendo aguarde o cozimento da carne com a panela tampada, quando cozida destampar para engrossar o caldinho (pouco caldo) por os cogumelos, a meia xícara de chá de ervilhas restantes, acerte o sal, coloque pimenta do reino, cheiro verde, misture e coloque o creme de leite mexendo novamente.
Unte uma forma de anel, cubra o fundo e os lados com o arroz, reserve um pouco para cobrir. Coloque o recheio e cubra com o restante do arroz, aperte com as mãos para compactar, espere um tempinho e desenforme com cuidado num prato grande, enfeite ao redor e ou no meio a gosto (salsa, tomate, azeitona, oregano, cogumelos, etc)e sirva quentinho. Se quiser cubra com molho branco salpicado com parmesão e leve p/gratinar.
Sal temperado
3 colheres S rasa de pimenta do reino moída
3 colheres S de louro moído
3 colheres S de manjerona moída
3 colheres S de colorau em pó
3 colheres S de salvia moída
3 colheres S de alecrim moído
Bater todos no liquidificador. Dura 1 ano, pode ser guardado fora da geladeira.
domingo, 11 de abril de 2010
Leite evaporado
Ele é obtido fervendo-se o leite até ser reduzido pela metade.
Para o leite não coalhar coloque uma pitada de bicarbonato.
O leite em pó é um conservante natural.
Creme de leite fresco
Vinagre balsâmico
Soja - Como preparar a soja sem perda de nutrientes
MALHAÇÃO - VERDADE VERDADEIRA
Além de reduzir as gordurinhas indesejáveis, o quesito aparência também deve ser colocado na balança, para que os sedentários larguem o sofá e o controle remoto de vez.
O ideal é que as pessoas pensem nos benefícios dos exercícios físicos a longo prazo. “Eles podem melhorar a aparência, mas, além disso, os exercícios previnem a hipertensão arterial, melhora a freqüência cardíaca, as articulações e a saúde em geral.”
sábado, 10 de abril de 2010
Um alô a todos
Existe um ditado que diz ''Ninguém é tão inteligente que não possa aprender e nem tão burro que não possa ensinar''. Admiro também a humildade, pessoas que admitem não serem as donas da verdade aprendendo alguma coisa com o semelhante.
Tenho o maridão e tres filhos (todos já criados e independentes) Cintia, Fernando e Alessandra. Tenho até uma netinha, a Fernandinha, filha do Fernando.









meu+nhoc.jpg)



