domingo, 27 de maio de 2012

PANQUECAS AMERICANAS


RECEITA I


INGREDIENTES:
1 1/3 xíc. de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açucar
2 gemas
2 claras em neve
1 colher chá de essência de baunilha
1 xícara de chá de leite
1 collher de sopa de manteiga derretida


MODO DE PREPARO:
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açucar numa tigela, reserve. Junte as gemas, o leite, a manteiga e a baunilha em uma outra tigela e despeje sobre o ingredientes secos reservados, mexa.  Adicione as claras batidas em neve e mexa delicadamente. Está pronta a massa.
Para fritar, aqueça uma frigideira antiaderente, fogo baixo, e ponha a massa em colheradas, não deve ficar fina, assim que fritar de um lado, vire do outro e frite também.  Sirva com  mel, nutella, geleias, brigadeiro mole, ou algum doce cremoso de sua preferencia.
Rendimento:  +-  10 unidades.




 RECEITA II

INGREDIENTES:
1 1/4 xic cha de farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
3 colh. chá de fermento em pó
2 ovos levemente batidos
1 xic chá de leite
2 colh sopa de manteiga derretida
pitada de sal

MODO DE PREPARO:
Misture a farinha, açúcar, fermento e sal, reserve. Em outra tigela misture os ovos, o leite e a manteiga. Junte os dois, misturando levemente. A massa não deve ficar muito líquida, deve escorrer lentamente. Frite do mesmo modo que a massa da receita I


quarta-feira, 23 de maio de 2012

EMPADÃO DE FRANGO - I - (DA NOVELA 'CHEIA DE CHARME')

EMPADÃO I

 

INGREDIENTES:



Recheio

  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 2 cebolas picadas
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 500 g de frango cozido desossado e cortado em pequenos pedaços
  • 6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos
  • ½ xícara de azeitonas verdes sem caroço
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino a gosto a gosto
  • 1 copo de requeijão

Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:



Recheio

1°- Numa panela em fogo médio, refogue 3 dentes de alho picadinhos, 2 cebolas picadas em 6 colheres (sopa) de azeite de oliva até dourar. Em seguida, acrescente 500 g de frango cozido desossado e cortado em pequenos pedaços e 6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos. Acrescente ½ xícara de azeitonas verdes sem caroço, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto a gosto e deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho. Adicione 1 copo de requeijão. Misture bem até dissolver totalmente o requeijão e desligue o fogo. Deixe esfriar.

Massa

2°- Coloque 2 xícaras (chá) de farinha de trigo numa tigela, abra um buraco no centro dela e adicione 200 g de manteiga em temperatura ambiente e 1 colher (café) de sal e misture bem até formar uma massa homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme e firme, sem ficar quebradiça. Reserve.

MONTAGEM:          

3°- Num refratário (30 cm de diâmetro) separe metade da massa e preencha o fundo e as laterais. Coloque o recheio frio sobre a massa e abra aos poucos o restante da massa para o fechamento do empadão. Misture 2 gemas com 2 colheres (sopa) de azeite e, com o auxílio de um pincel, pincele toda a superfície da torta. Asse em forno alto pré-aquecido a 200°C durante 30 minutos.

domingo, 20 de maio de 2012

ABOBRINHA A VINAGRETE

A abobrinha contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais.
Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que estejam com rachaduras ou picadas de insetos.
Quando for preparar, evite descascar a abobrinha.
No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas.
A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão
Seu período de safra vai de outubro a maio.
Cem gramas de abobrinha fornecem 24 calorias.


                                     ABOBRINHA  A  VINAGRETE

                                                

Lave bem as abobrinhas (o quanto baste) e corte em fatias fininhas, salpique sal e deixe descansando uma hora +- num escorredor. Ela vai soltar líquido. Após este tempo enxugue-as com um pano de prato bem limpinho e seco. Ponha numa travessa e tempere com  alho, cebola picadinha, oregano, sal, pimenta do reino, azeite, vinagre, mexa tudo muito bem. Lembra o sunomono. Tape e deixe na geladeira uns dois dias antes de comer.  Como voce viu ela é feita crua e isso aumenta o seu valor nutritivo. Fica uma delícia, serve como antepasto, bom também para comer com arroz e feijão e para enriquecer um sanduiche.  Siga o passo a passo

                    O que é ANTEPASTO??

Antepasto é o mesmo que couvert, entrada.  Você pode comer com a mão, passar no pão,  existem vários tipos de antepasto. Por ser uma entrada você pode comer antes de qualquer coisa. Quer uma dica? Simplesmente experimente e coma do jeito que achar melhor!

CURAU DE MILHO VERDE


O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).

O milho deve ser comprado fresco, com as folhas bem verdes e vivas e cabelos marrom-escuro. Se ele estiver à venda já sem casca, verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia. Isso indica que ele está em boas condições.

O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

Pode ser preparado em espigas inteira, grelhado ou cozido em grãos. E fica mais saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.

Seu período de safra vai de dezembro a abril


                                               CURAU  DE  MILHO VERDE

Voce vai precisar de espigas de milho verde e leite , se voce colocar  mais leite ele ficará mais mole, e se colocar menos leite ficará mais durinho. Além disso vamos usar manteiga e açúcar. Como voce vê usa-se quase nada para um prato tão gostoso.


Para 14 espigas usa-se mais ou menos 2 litros de leite  (consistencia mais mole que dura) aumente ou diminua a quantidade de leite, de acordo com a consistencia desejada.
Tire todos os milhos das espigas com uma faca e bata  o liquidificador com a ajuda do leite, coloque aos poucos, o mínimo suficiente para bater. Passe essa mistura por uma peneira, espremendo bastante para aproveitar bem todo o  seu suco. Passe o líquido peneirado pra uma panela, junte uma pitada de sal, 2 colh.sopa de manteiga e açúcar a gosto, pau de canela e cravos da india. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Tire a canela e os cravos, se quiser.
Passe para um pirex, espere esfriar e salpique canela em pó.

Se voce for  fã do leite condensado poderá misturar uma lata dele também, mas não é necessártio, neste caso diminua o leite e o açúcar.


CURAL MAIS DURINHO.

JILÓ DELÍCIA


CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE O JILÓ

É boa fonte de vitamina C, vitamina A e cálcio, sendo também rico em vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, B2 e a niacina, particularmente importante para a pele, nervos e aparelho digestivo.
O jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto guarda também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras. Recomenda-se incluí-lo numa dieta redutora de colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.

Conhecido na América de fala espanhola como “giló del brasil”, o jiló, provavelmente originário da Índia, é abundante na África e no Brasil. É uma fruta, parente da jurubeba e do pimentão.
                                          
                                   
                                         J I L Ó  D E L I C I A

Jiló - o quanto baste

Quando comprar os jilós, escolha muito bem, verificando atentamente, um a um,  se não tem algum furinho, pois ele é como a beringela, quando furado tem sempre algum bichinho.

Lave os jilós, tire a casca (fina), corte em fatias não muito finas, +- 1 cm.  Ponha-os num escorredor, salpique sal e deixe descansar de meia a uma hora +-.  Exprema-os e frite-os em pouco oleo numa frigideira anti-aderente ou numa chapa.
Após todos fritos, arrume numa travessa e cubra com os temperos:   alho (esse não pode faltar), cebola picadinha, cheiro verde, pimenta do reino, oregano, azeitona picadinha (opcional), azeite, vinagre, sal. Mexa e deixe curtir no tempero até o dia seguinte.  É uma delícia, podes crer.



Desse mesmo modo pode se fazer abobrinha e beringela.  Aliás a abobrinha pode ser feita desta maneira, porém crua, cortada bem fininha, postarei a receita mais a frente.

sábado, 19 de maio de 2012

ARROZ DOCE CREMOSO





INGREDIENTES: 
                                   
1 xic de chá de arroz   (arroz comum ou arboreo)
2 xc de chá de agua
1 pitada de sal
1 litro de leite fervido
casca de limão
2 colh.sopa de leite em pó
2 colh.sopa de açucar (não gosto muito doce)
1 lata de leite condensado
Canela em pó

MODO DE PREPARO:
Numa panela cozinhar o arroz, a agua e o sal até ficar cozidinho, sempre mexendo,  ou então na panela de pressão durante 4 minutos após começar a apitar.  Aí então adicionar o leite e as cascas de limão, deixar ferver uns 5 minutos, sempre mexendo e depois colocar os outros ingredientes. Cozinhar em fogo médio, panela destampada, até ficar cremoso,   sempre mexendo para não grudar no fundo. Ele deve ficar bem umido porque a medida que esfria tende a secar um pouco. Colocar ainda quente num pirex, polvilhar canela em pó.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

ABOBRINHA RECHEADA

                                            
 Colaboração de Alessandra Costa Migliorini  
                                                 
INGREDIENTES:
1 colher de sopa de cream cheese
Sal a gosto
1 colher,cafe, de curry em po
1/2 tomate picadinho
1 colher, cafe, de tomilho seco
2 abobrinhas
1 cebola picadinha
queijo parmesão ralado
pimenta do reino
Bacon

MODO DE PREPARO:
Aqueca o forno 200C.
Lave a abobrinha bem lavada. Corte-as ao meio (em duas metades).
Tire o recheio com uma colher, deixando a abobrinha parecendo um barquinho.
Pique bem  todo o recheio tirado da abobrinha.
Coloque um pouco de manteiga em uma frigideira e refoge o alho. Quando ele estiver bem douradinho coloque o curry em po, mexa um pouco por 30 segundos e coloque essa mistura em uma vasilha funda.
Frite o bacon na mesma frigideira, deixe secar em papel absorvente e quebre em pedacinhos bem pequenos.
Na vasilha onde voce reservou a cebola, junte todos os outros ingredientes e mexa ate o cream cheese ficar bem misturadinho.
Encha os barquinhos com essa mistura e coloque um pouco de queijo ralado em cima.
Leve ao forno por +- 25 minutos – ate o queijo ficar douradinho.


                                           

sábado, 12 de maio de 2012

CUCA SALGADA

                                     
Cuca salgada é uma das variações das tortas, uma torta diferente, crocante, feita com farofa e muito gostosa.
                                                     
INGREDIENTES:
4 colh.copa de azeite
450 gm de alcatra, cortadas em cubos, temperada com sal e pimenta do reino
250 gm de linguiça aferventada e cortada em cubos
1 cebola  picada
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
2 tomates sem pele e semente, picados
2 caixinhas de creme de leite
1/4 xic chá de molho de tomate
sal e pimenta do reino a gosto

250 gm de farofa pronta
250 gm de farinha de trigo
180 gm de manteiga ou margarina, gelada
1 gema grande ou 2 pequenas
1 colher sopa de fermento em pó
6 colh.sopa de agua gelada
sal a gosto
                                              

MODO DE PREPARO:
Numa frigideira, aqueça as 4 colh.de azeite, acrescente o alcatra e deixe dourar. Junte a linguiça, a cebola,os pimentões, os tomates e deixe apurar por 5 minutos. Adicione os cremes de leite, o molho de tomate, sal e pimenta do reino, mexa bem e reserve.
Numa tigela coloque a farofa, a farinha de trigo, a manteiga gelada, a gema, o fermento em pó, a agua gelada, sal e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida.
Numa forma redonda, de fundo removível (+- de 20a25cm x 7cm) coloque metade da farofa no fundo e nas laterais, despeje em cima o recheio reservado e cubra com o restante da farofa. Leve ao forno pré-aquecido mais ou menos 30 minutos.
                                            

























terça-feira, 8 de maio de 2012

LAGARTO RECHEADO

                                                
Existem várias maneira de se rechear o lagarto, fazendo furos com a faca e enjetando o recheio, porém fica bem limitado ex bacon em palito congelado, cenoura em palito, salsão, batata,  temperos etc., também fazer um furo maior no centro e enjetar uma linguiça calabreza defumada, se ela tiver meio congelada é melhor para introduzir.  Ou da maneira abaixo:





      Uma peça de lagarto .





Faça um corte no meio , sem ir até embaixo  








Repita os cortes nas laterais, para ir abrindo a carne, formando uma manta
.  




Tempere bem dos dois lados 

Faz parte do tempero:  sal, alho, pimenta do reino, paprica picante, louro, cheiro verde





Deixe descansar de um dia pro outro ou pelo menos algumas horas.









Colocar o recheio sobre a manta,  em camadas: bacon fatiado, calabresa fatiada, ovos cozidos fatiados, cenouras em palitos ou rodelas, salsa.    Outra sugestão de recheio: presunto e queijo prato em fatias, tomate, cenoura, ovos cozidos, salsa, OU personalize o seu recheio.
                                         
Com muito jeito, ir enrolando a manta, formando um rocambole  e amarre ele todinho com barbante.



OU então,  coloque ele na redinha (propria para este fim-aguenta altas temperaturas) com a ajuda de um tubo de pvc., como mostra a foto.




                             

Amarre as pontas e corta.                                  


Frite  em oleo quente, na panela de pressão, todos os lados, deixando-a bem moreninha

Coloque mais ou menos 1 litro de agua , acerte o tempero, tampe a pressão e deixe cozinhar mais ou menos 45 minutos. Após cozida, tire-a da agua( não jogue a agua, será reaproveitada), escorra, e leve a geladeira, coberta com plastico.
Após umas 6 horas ou mais, na geladeira, cortar em fatias, se tiver use faca eletrica. Arrume as fatias numa travessa e cubra com o molho:  engrosse com farinha de trigo todo o caldo que sobrou do cozimento da carne, na proporção de 4 colh.de sopa de farinha para 1 litro do caldo, acerte o tempero.  




                                  



                     







                                      

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CACHORRO QUENTE MODERNO

                                      
TIPO   SALSICHA EMPANADA
                                                                   
Misture os ingredientes:
 1/2 xic chá de maizena    
idem farinha de trigo
1 xic.chá de fubá
2 colh.sopa de fermento
sal,  2 colh.sopa de mostarda
                                                      1 xic.chá de leite
                                                      2 colh.sopa de oleo
                                                      1 ovo
Misture tudo muito bem, bom com fuê.
Tenha a mão mais ou menos 12 salsichas (para esta quantidade de creme)  fervidas (não ferver muito para não rachar).
Espete um palito em cada uma delas, passe na massa e frite em oleo quente, mas não demais.



OUTRO MODO BEM GOSTOSO, FÁCIL E PRÁTICO DE FAZER ROLINHO DE SALSICHA                                                  
 Compre massa pronta para  pasteis, corte no comprimento da salsicha. Enrole-as, uma a uma, na massa, molhe a beirada e aperte para fechar. Frite em oleo quente. Comer na hora.
                                                         
                                                        
                                   Bom pra festinhas.





FAROFA DOCE


                                                
Para sorvetes  etc.

2 xicaras,chá, de nozes moídas
1 xic., chá, de açúcar
1 xic., chá, de biscoito triturado (maizena ou champagne)
1 xic., chá, de ovomaltine
1 xic., chá, de leite em pó
4 colh., sopa, de  manteiga derretida e fria
Misturar tudo, mexer bem.    Guardar em geladeira.


TORTA DE RICOTA

                                           
Fácil e deliciosa

Bater no liquidificador:
1/2 quilo de ricota  (coloca-la aos poucos no liquidificador)
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca
1 colher de sopa de amido de milho
3 gemas.  Reserve.
Bata as claras em neve e misture ao creme reservado, misture bem. Coloque numa forma untada e leve para assar. Após assada, cubra com o creme:  2 copos de água, 2 copos de groselha, 2 colh.sopa de amido de milho , leve ao fogo para engrossar e espere esfriar para empregar.

                                                          

domingo, 6 de maio de 2012

TORTA CREME DE FRANGO

                                              
MASSA:
 Misture 1 1/2 xic.de chá de maizena, 2 xic.chá de farinha de trigo, 1 colher cha de sal, 1 colher café de fermento, 1 xic.cha de oleo,  se necessário  1/2 xic de chá de leite.  Se a consistencia da massa ficar boa não precisa por o leite, verifique antes, misture até dar o ponto, uma massa homogenea. Qdo faço no calor nunca coloco o leite, dá o ponto sem ele. Deixe descansar uma hora.
Enquanto isso faça o recheio.

RECHEIO:
Refogue no oleo  o alho, 1 cebola ralada, depois coloque 3 tomates s/p e s, mexe, misture um peito de frango cozido e desfiado , 1 lata de milho verde, oregano, pimenta, salsa, mexe bem, deixe ferver um pouco  e misture uma lata de creme de leite. Deixe o recheio esfriar para aplicar.
Abra metade da massa, ponha numa forma untada,  recheie, cubra com o restante da massa, decore a seu gosto e leve para assar.